Um Santuário em homenagem a Santa Sara Kali, a padroeira do povo cigano, já tem local definido no Brasil: o Instituto Colônia Esperança, em Pouso Alegre, Minas Gerais.

Idealizado pelo barô do Clã Espiritual do Amor Fraterno, o Cigano Espiritual Don Carlos Ramirez, e criado pelo fundador do Templo Espiritual Maria Santíssima (TEMS), Gilberto Rissato, o Santuário tem como o propósito materializar os planos da Espiritualidade Superior para acolher todos os peregrinos de Santa Sara Kali. 

Foi iniciado com a inauguração de uma Gruta e, posteriormente, com a criação do Mirante Sara Kali e do Espaço Guaraci de Atendimento Espiritual. Em breve, teremos ainda a Igreja de Santa Sara Kali, que abrigará pessoas do mundo inteiro que desejam professar a sua fé e encontrar um caminho de paz.

Conheça toda a trajetória desse ponto de luz instalado na Terra que está em constante aprimoramento e veja como o Santuário é a grande prova da fé que pode ser realizada!

A idealização de um propósito maior

Há 200 anos, aconteceu uma reunião espiritual com grandes espíritos. Estavam presentes Maria Santíssima, Bezerra de Menezes, Paulo de Tarso e Adolfo Schultz. Eles decidiram materializar a Casa do Caminho na Terra, mais conhecida hoje como Templo Espiritual Maria Santíssima. Quem ficou responsável para coordenar este trabalho foi o nosso querido Irmão Adolfo Schultz.

Fazia parte deste planejamento preparar o médium que seria o dirigente material da Casa, e assim foi feito. Gilberto Rissato se preparou para esta missão antes mesmo de encarnar e no momento certo, após encarnado, ele deu início à materialização do plano.

2000

A Casa do Caminho

Irmão Espiritual Jésus Gonçalves
12/07/1902 – 16/02/1947

Aos 18 dias do mês de maio do ano de 2000, dava início a jornada do Templo Espiritual Maria Santíssima, dando assim, cumprimento às determinações de Maria Santíssima, Nossa Mãe, intercessora da Humanidade.

Neste dia, através da mediunidade de Gilberto Rissato, o nosso Irmão Jésus Gonçalves se pronunciou dizendo: “Com grande alegria, hoje anunciamos que está aberta a mais nova Casa de atendimento espiritual aos irmãos necessitados da Terra”.

Logo em seguida, se fez ouvir o pronunciamento do Irmão Adolfo Schultz: “Nenhuma Casa na Terra é dona dos espíritos; O compromisso espiritual independe do local em que você esteja; Os trabalhos não podem parar; Estão abertos os trabalhos.”

Nosso Irmão Bezerra de Menezes, Governador Geral dos Trabalhos Espirituais, saiu à frente e destacou um grupo de irmãos para dar início aos trabalhos junto aos médiuns que iriam atuar na nova Casa na Terra.

E até hoje a Casa de Maria está aberta, cumprindo diariamente a sua missão como foi designada pelo Irmão Adolfo Schultz de “reunir, redefinir, reagrupar e reespiritualizar os seios familiares com a Mensagem do Cristo de Deus na Terra no Seu Evangelho, tendo a humildade como base, a disciplina como regra, a perseverança como objetivo; pontos fundamentais para que um espírito em qualquer condição em que se encontre, alcance o objetivo desejado.”

2010

A fundação do Instituto Colônia Esperança

O Instituto Colônia Esperança foi escolhido como objeto empírico de estudo por ser uma propriedade agrícola de base comunitária em expansão que se inspira na ciência espiritual da Antroposofia de Rudolf Steiner e nos princípios e mandamentos ciganos, e utiliza técnicas da agricultura biodinâmica e agroecológicas para produzir alimentos, ervas medicinais e criar animais.                    

As figuras 1 e 2 mostram a divisão político-administrativa do estado de Minas Gerais: mapa com limite estadual, mesorregiões, microrregiões e municípios do Estado, destacando, respectivamente, as cidades de Pouso Alegre e Cachoeira de Minas.

Após 10 anos de muito trabalho e aprendizado espiritual, recebemos a missão de encontrar um local que seria destinado ao Clã Espiritual do Amor Fraterno para produção de alimentos a toda comunidade, e que serviria também como mais um ponto de acolhimento, regeneração e laboração.

Criada em 2010 e administrada pelo Templo Espiritual Maria Santíssima, o Instituto Colônia Esperança surgiu como uma resposta à necessidade de um clã cigano, o Clã Espiritual do Amor Fraterno, em produz ir alimentos saudáveis e sem veneno, sem degradar a natureza e, ainda, preservando as bases da vida no planeta – solos, água e sementes -, conservando a diversidade biológica. A finalidade posta é conseguir garantir a segurança e soberania alimentar, melhorando o bem-estar e a qualidade de vida de todos os envolvidos.

2013

O início da materialização de um sonho

Texto

Foi em 2013, com o início da construção da Gruta à Santa Sara Kali, que o Santuário começou a ser materializado na Terra. Foi um caminho difícil, mas que valeu todo o esforço.

As pessoas se mobilizaram para a construção, ajudando de diversas maneiras: financeiramente com a arrecadação de fundos; através da doação de cristais; e também tiveram aqueles que ofereceram o seu esforço físico colocando a mão na massa

Os trabalhadores voluntários que participaram da escavação, encontraram durante o processo uma pedra enorme e decidiram, conjuntamente, que aquela pedra seria o altar onde ficaria Sara Kali. E foi, pedra a pedra, cristal a cristal, com muito trabalho e dedicação, que a Gruta à Santa Sara Kali foi finalizada em 2015.

2016

A primeira Slava de
Santa Sara Kali no Santuário

Em 2016, aconteceu a primeira Slava de Santa Sara Kali no Santuário dedicado a ela. A Slava é uma festa para homenagear a padroeira do povo cigano, Sara Kali. Não tinha lugar melhor para realizar uma festividade dessas se não neste local de orações e conexão com a própria santa. É a energia cigana cada vez mais presente nessa terra.

Uma vez ao ano são feitas as Slavas, que reúnem pessoas do mundo todo para reverenciar a santa. Durante as festividades são acesas a tradicional fogueira cigana e a Mandala Egípcia, as pessoas assistem às apresentações culturais, bailam, participam da peregrinação e ainda tem uma diversidade de comidas e bebidas típicas disponíveis para saborear. Um evento especial para alimentar a fé, curtir com a família e carregar as energias de boas vibrações. Saiba mais sobre as Slavas em:

2017

A construção de mais um portal de luz

Foi em um domingo, dia 2 de julho de 2017, que a construção da escadaria do Mirante Sara Kali começou. Mirante este que ficaria no ponto mais alto do Instituto Colônia Esperança, como pedido pelo Cigano Espiritual Don Carlos Ramirez, onde todos que ali fossem, pudessem se deparar com a beleza e grandiosidade deste portal de luz.

Neste dia, a semente vibracional foi plantada. Como todos os projetos, o caminho foi árduo, mas as pessoas se uniram a construir desde o primeiro degrau. Os 269 degraus foram finalizados graças às doações de material de construção e arrecadação de fundos a partir de rifas e doces vendidos pelos voluntários, que doaram também o seu tempo e esforço.

Além das escadarias, foi necessário construir uma plataforma de 6 metros para sustentar a estátua de Sara Kali de 7 metros, totalizando 13 metros de altura. Para todos terem acesso à imagem da Santa, foram construídas escadas no formato de cálice em seu entorno. Este símbolo cigano simboliza o renascimento e a imortalidade, foi escolhido propositalmente para… 

2018

A inauguração do Mirante de Santa Sara Kali

Em 2016, aconteceu a primeira Slava de Santa Sara Kali no Santuário dedicado a ela. A Slava é uma festa para homenagear a padroeira do povo cigano, Sara Kali. Não tinha lugar melhor para realizar uma festividade dessas se não neste local de orações e conexão com a própria santa. É a energia cigana cada vez mais presente nessa terra.

Uma vez ao ano são feitas as Slavas, que reúnem pessoas do mundo todo para reverenciar a santa. Durante as festividades são acesas a tradicional fogueira cigana e a Mandala Egípcia, as pessoas assistem às apresentações culturais, bailam, participam da peregrinação e ainda tem uma diversidade de comidas e bebidas típicas disponíveis para saborear. Um evento especial para alimentar a fé, curtir com a família e carregar as energias de boas vibrações. Saiba mais sobre as Slavas em:

2020

O Espaço Guaraci de Atendimento Espiritual

Com a expansão dos trabalhos espirituais no Santuário Sara Kali, um lugar que acolhesse todos os frequentadores e consulentes de maneira mais aconchegante e que fosse totalmente voltado às curas do corpo e da alma, tornou-se essencial. 

Desde a criação do Instituto Colônia Esperança, em 2010, aconteciam atendimentos com os Irmãos Espirituais para as pessoas da região, na primeira casa construída no local. Durante 10 anos, a semente vibracional foi sendo paulatinamente plantada no ambiente e nos corações de todos que trabalham e frequentam este lugar sagrado.